A coca passa a ser usada como uma forma de anestesia em operações de garganta. A cocaína é extraída da planta pela primeira vez.
1852
O botânico Richard Spruce identifica o cipó "banisteriopsis caap" como a matéria prima de onde é extaída a "ayahvasca".
1874
A prática de fumar ópio é proibida em San Francisco (EUA). A sociedade para a supressão do comércio do ópio é fundada na Inglaterra, e só quatro anos depois as primeiras leis contra o uso de ópio são adotadas.
1884
O uso anestésio da cocaína é popularizado na Europa. Dois anos depois, John Permiserton, lança nos EUA uma beberagem contendo xarope de cocaína e cafeína; a coca-cola. A cocaína só seria retirada da fórmula em 1901.
1896
A mescaína, princípio ativo do peyote, é isolada em laboratório.
1898
A empresa farmacêutica Bayer começa a produção comercial de heroína, usada contra tosse.
1905
Cheirar cocaína torna-se popular. Os primeiros casos médicos de danos nasais por uso de cocaína são relatados em 1910. Em 1942, o governo dos EUA estima em 5.000 mortes relacionadas ao uso abusivos da droga.
1912
A indústria farmacêutica alemã Moreh descobriu o MDMA (princípio ativo do ecstasy) como redutor de apetite. A substância, porém, não chega a ser comercializada.
1914
A cocaína é banida dos EUA.
1930
Num movimento que começa nos EUA, a proibição da maconha alcança praticamente todos os países do ocidente.
1943
O químico suíço Albert Hofmam ingere, por acidente, uma dose de LSD-25, substância que havia em 1938. Com o uso ele descobre os efeitos da mais potente droga alucinógena.
1950
Cientistas fazem as primeiras descobertas da relação do fumo com o câncer de pulmão.
1953
O exército norte-americano realiza teste com ecstasy em animais. O objetivo era investigar a utilidade do agente em uma guerra química.
1956
Os EUA proibem todos e quaisquer uso de heroína.
1965
O LSD é proibido nos EUA. Seus maiores defensores, como os americanos Timothy Lary e Ken Kesey, começam a ser perseguidos. Alexander Shulgin sintetiza o MDMA em seu laboratório. Ao mastigá-lo, "sente leveza de espírito" e apresenta a droga a psicoterapeutas.
1977
Início da "era de ouro" do ecstasy, terapeutas expirementais fazem pesquisas em segredo para não chamar a atenção do governo.
1980
O uso da cocaína torna-se popular e passa a ser glamourizada. Nos anos 80, o preço de 1kg da cocaína cai de U$ 55mil (1981) para U$ 25 mil(1984), o que contribui para a sua dissiminação.
Surge o Crack, a cocaína na forma de pedra. A droga acessível às camadas mais pobres da população tem auto poder de dependência.
1984
A Holanda libera a venda e o consumo de maconha em estabelecimentos específicos - OS COFFIE SHOPS.
O uso recreativo do MDMA ganha as ruas um ano depois, a droga é proibida nos EUA e inserida na categoria dos psicotrópicos mais perigosos.
2001
Os EUA dão apoio financeiro de mais U$ 2 bilhões ao combate ao tráfico e à produção de cocaína na Colômbia.
2003
O governo canadense anucia que vai vender maconha para os doentes em estado terminais. É a primeira vez que um governo libera o plantio e a comercialização da droga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário