sexta-feira, 31 de julho de 2009

Estoróides Anabolizantes





Esteróides Anabolizantes são drogas fabricadas para substituirem o hormônio masculino Testosterona, fabricado pelos testículos. Eles ajudam no crescimento dos músculos (efeito anabólico) e no desenvolvimento das características sexuais masculinas como: pelos, barba, voz grossa etc. (efeito androgênico).

São usados como medicamentos para tratamento de pacientes que não produzem quantidade suficientes de Testosterona. Os principais medicamentos esteróides anabolizantes utilizados no Brasil são: Durasteton® , Deca-Durabolin® , Androxon®.

Como os anabolizantes são utilizados?

Podem ser usados na forma de comprimidos, cápsulas, ou como injeção intramuscular.

Por que as pessoas usam os anabolizantes?

Os que utilizam essas drogas sem ser por problemas médicos, fazem esse uso para melhorar o desempenho nos esportes, aumentar a massa muscular e reduzir a gordura do corpo.

Quem são as pessoas que mais usam os anabolizantes?

Os principais usuários dessas drogas são os atletas, porém o uso também está espalhando-se entre os não–atletas que buscam um corpo "sarado" (forte, desenvolvido). Os homens são ainda os maiores usuários, mas esse uso vem crescendo entre as mulheres.

O que os anabolizantes fazem no corpo a curto e longo prazo?

O uso indevido dessas drogas pode acarretar inúmeros problemas como:

Homens e adolescentes: redução da produção de esperma, impotência, dificuldade ou dor em urinar, calvície e crescimento irreversível das mamas (ginecomastia).

Mulheres e adolescentes: aparecimento de sinais masculinos como engrossamento da voz, crescimento excessivo de pelos no corpo, perda de cabelo, diminuição dos seios, pelos faciais (barba).

Em pré-adolescentes e adolescentes de ambos os sexos: finaliza, prematuramente, o crescimento deixando-os com estatura baixa para o resto de suas vidas.

Em homens e mulheres de qualquer idade: aparecimento de tumores (câncer) no fígado, perturbação da coagulação do sangue, alteração no colesterol, hipertensão, ataque cardíaco, acne, oleosidade do cabelo e aumento de agressividade que pode manifestar-se em brigas.

Usuários que injetam esteródes anabolizantes com técnicas inadequadas e não estéreis (livre de contaminação), ou dividem agulhas contaminadas com outros usuários, correm o risco de contrair infecções como HIV, hepatite B e C. Há ainda, o problema com preparações ilegais dessas drogas, as quais são elaboradas em condições não estéreis colocando em risco os que as utilizam.

Quais são os efeitos dos esteróides anabolizantes sobre o comportamento e mente?

Essas drogas, principalmente em altas doses, aumentam a irritabilidade e agressividade. Esses usuários podem cometer atos agressivos como luta física, roubo, ou utilizar a força para obter alguma coisa.

Ainda em altas doses, os usuários podem desenvolver outros comportamentos como: euforia, aumento da energia, alteração de humor, distração, esquecimento e confusão.

Os anabolizantes afetam a escola ou trabalho?

Se o usuário chegar a desenvolver comportamentos violentos e/ou problemas de esquecimento ou confusão, fica difícil manter-se na escola ou no trabalho.

Os anabolizantes levam ao uso de outras drogas?

Os esteróides anabolizantres não são consideradas drogas que induzem o uso de outras drogas ilícitas, ou seja, não são porta de entrada para uso de outras drogas. Porém, os usuários dessas drogas para fins estéticos chegam a utilizar de 10 a 100 vezes mais a dose médica recomendada e normalmente misturam dois ou mais diferentes anabolizantes, oral e/ou injetável e algumas vezes utilizam compostos veterinários. Agem dessa forma porque acreditam que a mistura de vários compostos possa dar um efeito maior sobre os músculos.

Na tentativa totalmente errônea de previnir o aparecimento de efeitos indesejáveis, alguns usuários tomam medicamentos antihipertensivos e também medicamentos anti-câncer.

As pessoas ficam dependentes dos anabolizantes?

Usuários de anabolizantes podem desenvolver dependência a essas drogas. Essa dependência pode ser percebida no usuário que continua tomando anabolizantes mesmo depois de ter tido consequências causadas pela droga como problemas físicos, nervosismo, irritabilidade, efeitos negativos com suas relações com as pessoas. Além disso, gastam grande quantidade de dinheiro e tempo para obter a droga e quando deixam de usá-las apresentam uma série de sintomas desagradáveis.

As pessoas podem parar de usar os anabolizantes?

Para os que já vem tomando altas doses dessas drogas há muito tempo e com sintomas de dependência, nem sempre é fácil parar de usar. Quando param podem sentir fadiga, perda de apetite, insônia, redução do desejo sexual, e ainda uma grande vontade de continuar usando anabolizantes. O sintoma mais perigoso que pode surgir quando da parada dessas drogas é a depressão que em casos extremos pode levar à tentativa de suicídio. Nesses casos é necessária a ajuda de um profissional para parar de usar anabolizantes.

O que acontece se uma pessoa for surpreendida usando anabolizantes?

Essas drogas são medicamentos, portanto, não são ilícitas no Brasil. Para utilizá-las é necessário existir uma receita médica. Os que fazem uso delas para fins estéticos, ou seja, sem indicação médica, se forem pegos utilizando podem sofrer conseqüências por isso.

O COI (Comitê Olímpico Internacional) proíbe o uso dessas drogas por atletas. Realizam testes anti-doping e caso seja detectado que o atleta está fazendo uso dessas drogas o mesmo poderá sofrer duras penas.

O que acontece se uma pessoa for surpreendida levando um anabolizante para junto dos amigos ou vendendo para amigos?

Nos dois casos pode configurar-se em tráfico de drogas já que não existe a receita médica e a venda está sendo feita sem a mesma e em local que não a farmácia.

Fonte: Cebrid
Departamento de Psicobiologia - Unifesp/EPM



segunda-feira, 13 de julho de 2009

Propafol



LOS ANGELES - A descoberta, pela polícia de Los Angeles, do medicamento Propofol - uma droga intravenosa vendida comercialmente como Diprivan e usada como sedativo em procedimentos cirúrgicos - na mansão do cantor Michael Jackson em Bel-Air reforça a tese dos investigadores de que o astro possivelmente usava a droga, com o auxílio de um profissional de saúde, na noite anterior à sua morte, no dia 25 de junho. Esta é a principal tese com a qual trabalham os investigadores da polícia de Los Angeles hoje: a de que Jackson morreu por uma overdose de sedativos, possivelmente aplicados por um médico.

Morfina


A morfina é a primeira droga derivada do ópio produzida em laboratório. Foi produzida em 1803 e é usada no tratamento da dor. A morfina é uma droga perigosa e causa euforia, bem estar e dependência rápida. A dependência da morfina é tanto física quanto psicológica sendo que o usuário precisa de doses cada vez maiores. A dependência se caracteriza por tremores, ereção dos pêlos, suores, lacrimejamento, rinorreia, respiração rápida, temperatura elevada, ansiedade, anorexia, dores musculares, hostilidade, vômitos e diarréia.
A morfina causa sofrimento considerável para o dependente, pois seus sinais só desaparecem após uma dose de opióide. As conseqüências deixadas pela morfina são várias: deprimem as regiões do cérebro que controlam a respiração, os batimentos cardíacos e a pressão arterial do sangue. As pupilas ficam contraídas, o estômago e o intestino paralisam e apresenta forte prisão de ventre. A morfina também leva o usuário ao coma apresentado por perda de consciência, perda de oxigenação no sangue e a queda de pressão arterial que se não for socorrido rapidamente pode levar a morte.

Demerol



Até hoje muitos de nós choramos, mesmo que internamente a morte de Michael Jackson, e talvez tenha um suposto culpado. Demerol é o nome do medicamente, que supostamente teria acabado com a vida de Michael Jackson, após ter usado uma dose grande do medicamento.
Sobre o Demerol
Nos
Estados Unidos e Canadá o medicamento é conhecido como Demerol, no Brasil é conhecido como petidina ou meperidina.
E um narcótico analgésico, que actua como depressor do sistema nervoso central, utilizado para alívio da dor de intensidade média ou alta.
Pertence ao grupo dos opioides sintéticos, aos quais pertence também, por exemplo, a metadona. Tal como outros opióides, pode causar síndrome de abstinência se o uso contínuo for suspenso de forma abrupta. Portanto, deve-se retirar a dose de modo gradual.
Pode ser substituída com grande vantagem pela morfina, sendo que esta apresenta menor taxa de efeitos colaterais que a meperidina.

quinta-feira, 9 de julho de 2009



Psicanalista Fernando Falabella Tavares de Lima

Não Vacile!!!!! Anabolizante é uma DROGA de ação psíquica que pode causar sérias conseqüências físicas e psicológicas para quem abusa.

O que são?

Esteróides Anabolizantes são drogas derivadas do hormônio masculino testosterona. Eles promovem o crescimento muscular e o aumento de massa corpórea. Embora haja muitos usos médicos, geralmente os anabolizantes são utilizados, por atletas ou pessoas que querem melhorar a performance e a aparência física, como drogas ilegais, em academias e clubes esportivos. Este uso não medicinal pode gerar uma série de danos à saúde física e psíquica.
Alguns dos principais esteróides anabolizantes são: Oximetolona, Donazol, Fluoximetil Testosterona, Mesterolona, sendo os mais utilizados no Brasil a Testosterona, o Androxon, o Durateston, o Deca-Durabolin e a Nandrolona. Os anabolizantes possuem vários usos clínicos, nos quais sua função principal é a reposição da testosterona nos casos em que, por algum motivo patológico, tenha ocorrido um déficit.
Além desse uso médico, eles têm a propriedade de aumentar os músculos e por esse motivo são muito procurados por pessoas descuidadas e, na maioria das vezes, desenformadas que querem crescer a qualquer custo!

Como são utilizados?

Anabolizantes são tomados por via oral (pílulas) ou injetados. Muitas vezes são tomadas doses centenas de vezes mais altas que as prescrições médicas. Além disso, os usuários costumam combinar uma série de tipos diferentes de esteróides para aumentar os efeitos.
Vale a ressalva de que esses medicamentos, por serem ilegais, muitas vezes são trazidos do exterior na clandestinidade, sem o menor controle de qualidade, o que representa um risco a mais para os usuários.

Quais são os principais efeitos colaterais?

O abuso de esteróides anabolizantes pode causar tremores, acne, retenção de líquidos, aumento na pressão arterial. Especificamente nos homens: impotência sexual, infertilidade - redução no número de espermatozóides, dores ao urinar. Já nas mulheres: crescimento de pêlos no rosto, problemas no ciclo menstrual, aumento de tamanho do clitóris, alterações no timbre da voz - a voz fica grave.
Além disso, as pessoas que compartilham seringas e agulhas, no uso injetável de drogas, estão correndo sérios riscos de contração de Hepatite e do HIV - Vírus causador da AIDS.
Há órgãos de pesquisa em saúde, americanos, que mostraram que o abuso de esteróides podem causar alterações de humor, com aumento da irritabilidade e da agressividade, episódios de ciúmes paranóico, podendo gerar episódios de violência.
Usuários, muitas vezes, relatam que se sentem deprimidos ao interromperem o uso das drogas. Por vezes, esse fator é um facilitador para o estabelecimento de uma severa dependência. Usa-se a droga para não se sentir deprimido.

Não vacile!!

- Esteróides só devem ser utilizados com acompanhamento médico, portanto, só utilize esteroides se estiver com exames que comprovem as atividades cardio-respiratorias normais.

- As drogas anabolizantes podem causar a morte se usadas indevidamente, causando danos ao seu fígado, sistema reprodutor, canceres, etc... Portanto sempre faça um exame antes e após utilizar esteróides (Algumas drogas tem um alto poder hepatotóxico, ou seja, danificam o fígado, podendo chegar à necessidade de transplantes).

- Não compartilhe seringas nem agulhas em nenhuma hipótese.

- Cuidado com as drogas de origem desconheci
da.

Avaliando a situação:

Assim como o uso e o abuso de esteróides anabolizantes vem aumentando, esforços para combatê-los também devem ser intensificados: campanhas informativas e preventivas, práticas de tratamento médico e psicológico e cumprimento da legislação existente, devem ser prioridades no governos do País.
Para as pessoas que utilizam dessas drogas, que fique claro o quanto elas são prejudiciais. Vale à pena refletir e reconsiderar o uso, antes que efeitos irreversíveis possam se manifestar. Em relação às pessoas que pretendem começar a tomar esteróides, a decisão é uma só: informe-se. Se possível evite o início do uso! Certamente há outras formas de ser um atleta bem sucedido e vitorioso, com maior segurança.
Um número cada vez maior de jovens faz uso desse tipo de droga, simplesmente pelos efeitos estéticos. Uso esse que, na maioria das vezes, é iniciado por sugestão de um colega, de um treinador mal informado, ou mal intencionado.
Caso você esteja fazendo uso de alguma droga e esteja preocupado, querendo obter maiores informações, não deixe de nos procurar. Iniciar o uso de uma droga é algo muito rápido e simples, já interromper esse uso...
Nossa sociedade vive um surto de "narcisismo" à toda prova, todos querem ser lindos, altos, fortes, etc. Poucas pessoas estão satisfeitas com a vida que possuem. Espera-se que todo o estresse do dia-a-dia seja colocado para fora através de tentativas frustradas e perigosas de se sentir admirado, seja por qualidades físicas ou/e psíquicas. Porém, qualquer forma de prejuízo à saúde física e psíquica para se atingir esse fim é uma tremenda besteira, podendo gerar sérias conseqüências no futuro.
Esporte é fundamental, como diz o slogan: "esporte é saúde". Acredite nisso, faça muita ginástica, treine bastante, mas não ultrapasse os limites do corpo e da sua inteligência!!

Psicanalista Fernando Falabella Tavares de Lima
Diretor clínico do Netpsi - Núcleo de Estudos e Temas em Psicologia
Home Page: www.netpsi.com.br
Email: fernando@netpsi.com.br

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Esteróides Anabolizantes




Drogas - Esteróides Anabolizantes
Definição
.
.
#
#
#
#
# #Os esteróides anabolizantes, mais conhecidos apenas com o nome de anabolizantes, são drogas relacionadas ao hormônio masculino Testosterona fabricado pelos testículos. Os anabolizantes possuem vários usos clínicos, nos quais sua função principal é a reposição da testosterona nos casos em que, por algum motivo patológico, tenha ocorrido um déficit.
#
# #Além desse uso médico, eles têm a propriedade de aumentar os músculos e por esse motivo são muito procurados por atletas ou pessoas que querem melhorar a performance e a aparência física. Segundo especialistas, o problema do abuso dessas drogas não está com o atleta consagrado, mas com aquela "pessoa pequena que é infeliz em ser pequena". Esse uso estético não é médico, portanto é ilegal e ainda acarreta problemas à saúde.
#
# #Os esteróides anabolizantes podem ser tomados na forma de comprimidos ou injeções e seu uso ilícito pode levar o usuário a utilizar centenas de doses a mais do que aquela recomendada pelo médico. Freqüentemente, combinam diferentes esteróides entre si para aumentar a sua efetividade. Outra forma de uso dessas drogas, é toma-las durante 6 a 12 semanas, ou mais e depois parar por várias semanas e recomeçar novamente.
#
# #No Brasil não se tem estimativa deste uso ilícito, mas sabe-se que o consumidor preferencial está entre 18 a 34 anos de idade e em geral é do sexo masculino. Nos USA, em 1994, mais de um milhão de jovens já tinham feito uso de esteróides anabolizantes.
#
# #No comércio brasileiro, os principais medicamentos à base dessas drogas e utilizados com fins ilícitos são: Androxon® Durateston®, Deca-Durabolin®. Porém, além desses, existem dezenas de outros produtos que entram ilegalmente no país e são vendidos em academias e farmácias. Muitas das substâncias vendidas como anabolizantes são falsificadas e acondicionadas em ampolas não esterilizadas, ou misturadas a outras drogas.
#
# #Alguns usuários chegam a utilizar produtos veterinários à base de esteróides, sobre os quais não se tem nenhuma idéia sobre os riscos do uso em humanos.

Drogas nos Esportes: Estimulantes, Anabólicos e Outras.


#
O problema do uso de substâncias ilícitas para promoverem o aumento da performance física não é novo. Nunca em toda a história esportiva houve tanto consumo de drogas, principalmente por praticantes de modalidades não olímpicas. Paralelamente observamos na população em geral o uso descontrolado de medicamentos e drogas estimulantes e alucinógenas.
#
A partir da década de oitenta, houve um grande estímulo à prática de exercícios físicos, que culminou na imensa procura por academias de ginástica. A valorização da estética muscular desenvolvida ou hipertrofiada inclusive para mulheres, passou a ser bem vista e explorada pela mídia.
#
Existe hoje um comércio paralelo que vende drogas anabolizantes e outros ergogênicos, o qual é denunciado constantemente por matérias televisivas. A busca desequilibrada por um corpo escultural, e o baixo nível de conhecimento dos praticantes de musculação e outras atividades físicas, mantém o presente mercado negro em plena ascensão.
#
Devemos tomar muito cuidado no trato com as novidades que surgem no mercado de suplementos alimentares. Os produtos anunciados pelo fabricante são muitas vezes colocados como verdadeiros os efeitos que promovem sobre a performance e estética. Trazem ainda declarações de usuários e afirmações não concluídas por meio de pesquisas cientificamente desenvolvidas.
#
Os volumes para ingestão e os possíveis efeitos das substâncias contidas nos produtos, mesmo que indicadas para suplementação alimentar, variam de um indivíduo para outro, as recomendações terão que ser ajustadas e feitas por médico ou nutricionista, para que não haja dano ou mesmo efeito tóxico sobre o organismo.
#
O cuidado para não confundir substâncias dopantes, com suplementos alimentares faz-se urgente. O doping é considerado quando do uso de recursos que promovem o aumento da performance por meio de substâncias artificiais e proibidas pelos comités esportivos.
#
Os anabolizantes esteróides são manipulações químicas sintéticas de substâncias que promovem o anabolismo tecidual orgânico tais como a testosterona, e são usados por atletas ou praticantes de esportes de força e visam principalmente aumentar a massa muscular.
#
Os anabolizantes podem ser ingeridos por via oral (anabólicos alquilados) ou por via intramuscular (anabólicos ésteres).
#
Os pais e ou responsáveis precisam ficar atentos aos recursos que estão sendo usados no treinamento. É possível o indivíduo estar usando recursos ergogênicos dopantes, afirmando serem de procedência natural e inócuos. O uso de qualquer substância ou suplemento deve ser verificado pelos pais e pesquisado sempre junto a um nutricionista ou médico.
#
Abaixo encontra-se uma lista contendo algumas substâncias dopantes e as categorias ou classes a que pertencem. As mesmas só podem ser administradas por médicos e estão restritas no uso para tratamento de doenças. Algumas drogas são lícitas e nem por este motivo são menos degradantes da saúde. Fique sempre atento!!!

Drogas estimulantes
Anfetaminas, cafeína em altas dosagens, cocaína, efedrina, salbutamol e outras
. Drogas anabólicas
Nandrolona, 19- norandrostenediol, 19- norandrostenediona, oxandrolona, androstenediol, androstenediona, dehidroepiandosterona ou DHEA, testosterona etc.
Outras:
Maconha, álcool, tabaco, insulina, HGH etc.
Alguns efeitos colaterais sobre o organismo e saúde:
Câncer de fígado, hipertrofia cardíaca, hipertensão arterial, dores ósseas, hipertrofia da próstata, cefaleia grave, redução grave dos níveis de colesterol HDL, aumento do colesterol LDL, morte.
Conclusão:
Os pais ou responsáveis, os profissionais de saúde e da educação física devem excluir qualquer forma de doping relacionada a elevar o rendimento no treinamento e ou visando fins estéticos. As drogas só devem ser usadas ou administradas sob estrita recomendação médica competente. Profissionais bem graduados e sérios, não utilizam em hipótese alguma, o doping para alto rendimento de seus alunos, esta atitude quando constatada, deve ser denunciada aos conselhos regionais e órgãos de repressão, com urgência.

Efeitos Diversos




#Efeitos adversos
# #Alguns dos principais efeitos do abuso dos esteróides anabolizantes são: tremores, acne severa, retenção de líquidos, dores nas juntas, aumento da pressão sangüínea, DHL baixo (a forma boa do colesterol), icterícia e tumores no fígado. Além desses, aqueles que se injetam ainda correm o perigo de compartilhar seringas e contaminar-se com o vírus da Aids ou hepatite.
#
# #Além dos efeitos mencionados, outros também graves podem ocorrer:
# #No homem: os testículos diminuem de tamanho, a contagem de espermatozóides é reduzida, impotência, infertilidade, calvície, desenvolvimento de mamas, dificuldade ou dor para urinar e aumento da próstata.
# #Na mulher: crescimento de pêlos faciais, alterações ou ausência de ciclo menstrual, aumento do clítoris, voz grossa, diminuição de seios.
# #No adolescente: maturação esquelética prematura, puberdade acelerada levando a um crescimento raquítico.
#
# #O abuso de anabolizantes pode causar ainda uma variação de humor incluindo agressividade e raiva incontroláveis que podem levar a episódios violentos. Esses efeitos são associados ao número de doses semanais utilizadas pelos usuários.
#
# #Usuários, freqüentemente, tornam-se clinicamente deprimidos quando param de tomar a droga. Um sintoma de síndrome de abstinência que pode contribuir para a dependência.
#
# #Ainda podem experimentar um ciúme patológico, extrema irritabilidade, ilusões, podendo ter uma distorção de julgamento em relação a sentimentos de invencibilidade, distração, confusão mental e esquecimentos.
#
# #Atletas, treinadores físicos e mesmo médicos relatam que os anabolizantes aumentam significantemente a massa muscular, força e resistência. Apesar dessas afirmações, até o momento não existe nenhum estudo científico que comprove que essas drogas melhoram a capacidade cardiovascular, agilidade, destreza ou performance física.
#
# #Devido a todos esses efeitos o Comitê Olímpico Internacional colocou 20 esteróides anabolizantes e compostos relacionados a eles, como drogas banidas, ficando o atleta que fizer uso deles sujeito a duras penas.
#
# #Os principais esteróides anabolizantes são: oximetolona, metandriol, donazol, fluoximetil testosterona, mesterolona, metil testosterona, sendo os mais utilizados no Brasil a Testosterona e Nandrolona.
#
Fonte: Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas - CEBRID

terça-feira, 7 de julho de 2009

Dependências Química


O que é a dependência química (adicção)? É uma doença mental e física (obsessão + compulsão). Atua em todas as áreas (física, mental e espiritual) do indivíduo. A dependência química/adicção é uma doença crônica, progressiva, incurável e fatal. Progride mesmo quando o dependente químico/adicto não está usando drogas.
Assim como um diabético, o dependente químico/adicto em recuperação consegue apenas estacionar a doença, nunca curá-la. Aqueles que não conseguem estacionar a doença, morrem e matam em consequência dela – acidentes de carro, suicídios, assassinatos, HIV, hepatite, etc. Quem não morre tem outros destinos: prisões ou o hospício.
Grupos de ajuda: A idéia de que a recuperação de um alcoólico era possível antes que a sua saúde fosse definitivamente prejudicada juntou em 1935 um médico e um corretor da bolsa de Nova Iorque que tinham um problema em comum: o alcoolismo. Assim nasceram os Alcoólicos Anónimos.
Baseado no sucesso de alcoólicos anónimos nasceram grupos especificos para usuários de drogas, Narcóticos Anonimos, etc. Organizados em milhões de pessoas, constituem uma comunidade mundial de adictos e alcoólicos em recuperação, que através da ‘terapia de grupo’ tentam ganhar diariamente a batalha da sobriedade.
Co-dependência: 50% de todas as crianças atendidas nos serviços psiquiátricos vêm de famílias de alcoólatras (Vaillant).
A doença é contagiante.
Um familiar acaba adquirindo hábitos e comportamentos de um dependente químico/adicto .
Ao perceberem, os familiares criaram "grupos de familiares co-dependentes".
Estes grupos ensinam o familiar a cuidar de si próprio para não sofrer tanto com o adicto.
Agora, claro que, frequentando um grupo, o familiar acaba descobrindo a existência do problema (co-dependência), como se manifesta e, assim, acaba também por agir de forma diferente junto ao dependente.
E no final influi na decisão de o dependente procurar ajuda também

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Polícia descobre nova droga: Amsterdan.


Polícia descobre nova droga
Entre o material apreendido, os policiais acabaram descobrindo uma nova droga. Vinda da Holanda e chamada “Amsterdan Poppers”, ela teria efeitos semelhantes ao do ecstasy.
“A investigação era em cima dos anabolizantes e acabamos descobrindo essa nova droga. Não a conhecíamos. O odor é muito forte e se assemelha ao cheiro da acetona. Ainda não sabemos como é o modo de utilização dela, se é para ser inalada ou colocada no microondas para se transformar em pó”, declarou o delegado Marcos Cipriano. “O que sabemos é que ela já é comercializada em festas rave. Eles fracionam o vidro em ampolas e vendiam a preços que variavam de R$ 90 a R$ 100. Agora encaminharemos a descoberta à DCOD (Delegacia de Combate às Drogas), que é a especializada”, explicou Cipriano.
Cada vidro de “Amsterdan Poppers” é vendido, através da internet, por US$ 40 e contém 30ml. Os traficantes dividem o conteúdo em flaconetes utilizados para amostras grátis de perfumes, que possuem capacidade para 4ml, e conseguem transformar o vidro em até oito flaconetes. Vendendo cada um a R$ 90, ganham R$ 720. O lucro chega a nove vezes o valor investido na compra da droga.
google_protectAndRun("render_ads.js::google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);
Ads by Google
Medicamentos FalsificadosEntenda os Riscos à Saúde que Eles Podem Causar e Denuncie!www.BayerContraPirataria.com.br

Inalantes



Os inalantes são substâncias químicas voláteis que produzem efeitos psicoativos. Uma variedade de produtos usados no ambiente doméstico e no trabalho contém substâncias que podem ser inaladas. Muitas pessoas não vêem produtos como tintas spray, colas, e fluidos de limpeza como drogas porque nunca tiveram a intenção de usá-los para obter um efeito intoxicante, entretanto crianças e adolescentes tem acesso fácil a esses produtos e estão entre o grupo de maior risco de abuso dessas substâncias extremamente tóxicas. Os pais devem monitorar com cuidado esses produtos para prevenir a inalação acidental por crianças muito novas.
Dentre as substâncias inalantes encontram-se os solventes (thinner, removedores, fluidos de limpeza, gasolina, cola) e gases (butano, propano, aerossóis, gases anestésicos, etc).
Quase todos os inalantes produzem efeitos similares aos anestésicos, que agem diminuindo as funções do organismo. A intoxicação usualmente dura apenas alguns minutos. Entretanto, alguns usuários apresentam o seu efeito por muitas horas pela inalação repetida. Inicialmente, os usuários podem sentir um efeito estimulador e inalações sucessivas podem os tornar menos inibidos e com menos controle. Se usado continuadamente, pode provocar a perda de consciência.
Estes produtos podem induzir diretamente a parada cardíaca e morte dentro de poucos minutos de uma única sessão de uso prolongado. Altas concentrações de inalantes podem também causar morte por sufocação por deslocar o oxigênio dos pulmões. Deve-se estar atento mesmo para o uso de aerossóis e produtos voláteis para seus fins legítimos (como pintura, limpeza, etc), que deve ser feito em ambientes bem ventilados, para evitar seus efeitos prejudiciais.
O abuso crônico de solventes pode causar danos graves ao cérebro, fígado e rins
.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Crianças e adolescentes: cigarros, álcool e drogas ilícitas




Pretendeu-se, com essa pesquisa, demonstrar a importância da prevenção e redução dos danos e prejuízos provocados pelo uso das drogas em crianças e adolescentes e oferecer subsídios para o desenvolvimento de ações preventivas. Adotaram-se métodos quantitativos, descritivos e exploratórios. Responderam ao questionário contendo 18 questões, 408 jovens com idade entre 10 e 17 anos, estudantes de escolas públicas em bairros periféricos de 05 cidades do interior de São Paulo. Do total de sujeitos pesquisados, 78% informam que nos comércios do seu bairro são vendidos cigarros e bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, 65% relatam ter conhecimento sobre tráfico de drogas na localidade e 41% usaram algum tipo de droga. Quanto à prevenção no bairro onde residem, 82% relatam que não há trabalho desenvolvido para esse fim, 23% alegam não se falar em prevenção nas escolas que estudam e 63% se lembram de artistas e famosos em propagandas de bebidas alcoólicas. O abuso de álcool por parte de menores de idade poderia ser reduzido pelo simples e rigoroso cumprimento da lei. Em relação às drogas ilícitas pouco ou nada se tem feito para prevenir, visto que aumenta diariamente o número de jovens crianças que experimentam e fazem uso dessas substâncias. Os resultados apresentados apontam para a necessidade de se estabelecer uma cultura de prevenção, tendo como foco principal o fortalecimento das novas gerações através das idades mais tenras.